Alpuy'sLisboa Pugs
Aparência Geral - Decididamente quadrado e compacto, é "Multum in parvo" (bastante substância num pequeno volume) mostrando a sua forma compacta, proporcionalidade entre as partes e de musculatura firme, mas nunca parecendo ter patas curtas, nem ser magro e pernalta.
Cabeça - Relativamente grande e em proporção com o corpo redondo, não em forma de maçã.
Trufa - Preta com narinas grandes bem abertas. Narinas fechadas e com muitas rugas no nariz é inaceitável e deve ser fortemente penalizado.
Maxilas e Dentes - Ligeiro prognatismo inferior. Mandíbula larga com os incisivos, quase em linha recta. Torção de mandíbula, dentes ou língua à mostra são altamente indesejáveis e devem ser fortemente penalizados.
Olhos - Escuros, relativamente grandes, redondos, expressão carinhosa e atenciosa, muito brilhantes, e quando animado, cheios de vida. Nunca salientes, exagerados ou mostrando branco quando olhando para frente. Obviamente livre de problemas oculares.
Orelhas - Finas, pequenas, macias como veludo preto. Há dois tipos: "Orelhas em rosa" - pequenas e caídas que se dobram para trás e mostram a face interna auricular. "Orelha em botão" - caída para frente, a ponta repousando perto do crânio para esconder o orifício e apontando em direcção aos olhos. Dada preferência a esta última.
Pescoço - Ligeiramente arqueado para se assemelhar a uma crista, forte, espesso, com bastante comprimento para portar a cabeça orgulhosamente.
Tronco - Curto e compacto. Linha Superior Nivelada, sem arqueamento ou sela.
Peito - Largo no peito. Costelas bem arqueadas e bem para trás.
Cauda - Inserção alta, enrolada firmemente sobre a anca. Duplamente enrolada é altamente desejável.
Membros Anteriores - Ombros bem inclinados.
Antebraços - Pernas muito fortes, rectas, de comprimento moderado, bem colocados debaixo do corpo.
Mãos - Não tão compridas quanto os "pés de lebre" e nem tão redondas quanto os "pés do gato"; dedos bem espaçados; as unhas pretas.
Membros Posteriores - Pernas muito fortes, de comprimento moderado, bem debaixo do corpo, rectos e paralelos quando vistos por trás. Joelhos com boa angulação de joelho. Pés não tão compridas quanto os "pés de lebre" e nem tão redondas quanto os "pés do gato"; dedos bem espaçados; as unhas pretas.
Testículos - Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal bem descidos no escroto.
Movimento - Vistas de frente, devem subir e descer com as pernas bem sob os ombros; mãos sempre directamente para frente, não virando para dentro ou para fora. De trás, movimento correcto. Usando os anteriores com grande força, colocando-os bem para a frente com os posteriores se movendo livremente e usando bem os joelhos. Um ligeiro balanço do traseiro é típico de marcha. Capaz de movimento intencional e constante.
Pelagem - Pêlo fino, liso, macio, curto e brilhante, nem duro nem lanosa.
Cores - Apricot, fulvo, fulvo prata ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, (linha preta que se estende do occipital à cauda) e à máscara. Marcas claramente definidas, no focinho ou máscara e orelhas, nas patas; o diamante na testa e o traço tão escuro quanto possível.
Dimensões - Proporções importantes. Decididamente quadrado e compacto.
Peso - Peso ideal 6.3 - 8.1 kgs. Deve ser cheio de músculo, mas sustância não deve ser confundido com excesso de peso.
Comportamento - Possui muito charme, dignidade e inteligência. Disposição humorada, calma, feliz e animado.
Faltas - Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como defeito que será penalizado de acordo com a sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.
Faltas eliminatórias - Agressividade ou timidez excessiva. Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.
© Alpuy'sLisboa Pugs. All rights reserved | Design by SitesFixes